Menu

Divulgação de Ciência e Tecnologia

dezembro 2012

nº 2

Programa Polar Português: Cientistas lusos de regresso à Antártida

No âmbito do Programa Polar Português (PROPOLAR) está em curso uma nova campanha de investigação na Antártida, que decorrerá até março próximo. A primeira equipa encontra-se já no terreno a efetuar sondagens no fundo dos lagos da Península Byers, na ilha Livingston.

Trata-se do projeto Holoantar, que tem por objetivo reconstituir a evolução dos ambientes da região nos últimos milhares de anos, a partir da análise dos registos sedimentares.

Na campanha 2012-2013, que inclui nove projetos nacionais, estão confirmadas missões em colaboração com os programas antárticos da Argentina, Brasil, Bulgária, Chile, Espanha, Itália, Nova Zelândia, República da Coreia e Uruguai.

As regiões de trabalho incluem a Península Antártica, mas também a Antártica Oriental, com trabalhos em Dome C - Concordia, Baía Terra Nova e Vales Secos de McMurdo.

As equipas de investigação divulgarão os seus diários de campanha em http://www.propolar.pt, à semelhança do que sucedeu em 2011-12, período que marca a mais expressiva campanha nacional de sempre à Antártida.

Precisamente para partilhar os resultados obtidos na sequência da última estada no terreno, realizou-se no passado dia 19 de Outubro no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a IV Conferência Portuguesa das Ciências Polares.

[Foto] PROPOLAR

O evento, que registou 71 participantes, envolveu grande parte da comunidade científica polar em Portugal, jovens investigadores, curiosos pelas ciências polares e ainda cientistas oriundos de países de excelência em investigação nas regiões polares, como o Canadá, Brasil, Espanha e Reino Unido.

A sessão de abertura foi presidida pela Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, que realçou a importância do estudo das Regiões Polares no plano nacional. Ao longo da jornada foram apresentadas dezenas de comunicações, incidindo especialmente sobre quatro áreas científicas - Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Biológicas e Ciências Sociais.

O programa e livro de resumos desta conferência podem ser consultados em http://cienciapolar.weebly.com/.